O UFC mais uma vez usa um de seus Fight Nights no Apex para lançar novos talentos contratados pela empresa. Mais especificamente, nomes que chegaram via 'Dana White's Contender Series', o principal reality de entrada na maior empresa de MMA do mundo. E nesse UFC Vegas 101, previsto para o dia 11 de janeiro, conheceremos mais uma esperança brasileira para a divisão meio-pesado. Trata-se de Bruno Lopes, ou simplesmente Brunão!
Aos 31 anos de idade, Bruno nasceu na cidade de Cotia, São Paulo, o atleta começou sua jornada na '011 MMA Team' à convite de seu compatriota e agora companheiro de UFC, Marcos Pezão.
Em entrevista exclusiva à Central do MMA, Bruno Lopes, que atualmente está na equipe 'China team', contou um pouco sobre esse início de jornada no esporte.
"Eu iniciei nas artes marciais aos meus 14 anos pra 15, iniciei no kickboxing, no muay-thai, onde fiz bastante lutas amadoras. Depois, recebi o convite do Marcos Rogério Pezão, que hoje é atleta do UFC, pra participar de uma equipe que se formava de MMA amador em São Paulo. A equipe ‘011’, e foi lá que iniciou minha carreira no MMA", revelou.
Vitória contra Gregory Robocop
Atualmente na divisão até 93kg, Brunão chegou a lutar entre os médios no início da carreira, e venceu nada mais, nada menos, que Gregory Robocop, brasileiro que figura atualmente no UFC, e que já pode chegar ao ranking até 84kg no início de 2025. O duelo foi no Jungle Fight, em setembro de 2014.
Sobre esse nome já consolidado em seu cartel, Bruno Lopes rasgou elogios à Robocop, e destacou a importância de ter o vencido.
"Na época, ele estava iniciando e eu também. De lá pra cá, a gente evoluiu bastante. Ele agora é quase um atleta ranqueado no UFC, e eu estou chegando. Acredito que ele me ajudou a evoluir bastante depois daquela luta, pois foi uma luta bem dura, onde ele quase me nocauteou, mas consegui sobreviver logo no comecinho do round, e consegui nocautea-lo depois. Desejo todo sucesso pra ele, e acredito que em breve ele vai conseguir uma disputa de título até 84kg."
A 'segunda chance' de Bruno Lopes no UFC
O começo de Bruno Lopes foi perfeito! Cartel de 11-0, e título do LFA conquistado em setembro de 2022. Tudo perfeito para o passo a mais, que obviamente seria chegar ao UFC. E o método atual mais conhecido e acessível, é o 'Dana White's Contender Series'. Pois Brunão teve sua chance na temporada 7, contra o também brasileiro Brendson Ribeiro. No entanto, veio a primeira derrota no cartel, e via nocaute ainda no 1º round.
Fim da jornada? Nada disso! Brunão defendeu seu cinturão meio-pesado do LFA, e teve mais uma oportunidade no Contender, agora na temporada 8. Mas dessa vez, agarrou sua chance, e conseguiu seu contrato com o Ultimate após nocaute sobre Mikheil Sazhiniani no último mês de agosto.
Sobre essa 'volta por cima', Bruno Lopes destacou o fator psicológico, e citou os ensinamentos que esse primeiro revés trouxe.
"Essa primeira luta me ensinou muito, porque foi minha primeira derrota, e até a gente perder, a gente acha que é invencível. Mas me ensinou muito, ensinou a ter paciência durante a luta, e mostrou também que na vida, nada acontece quando a gente quer, é tudo no tempo de Deus. Tudo tem sua hora certa. Depois que eu perdi minha primeira luta no Contender, eu tive que voltar para o Brasil, colocar minha cabeça no lugar, traçar um novo caminho, que foi a defesa do meu título (do LFA), e depois com o cinturão, eu esperei até que a melhor oportunidade chegasse. E ela chegou, que foi a minha segunda luta no Contender, onde eu consegui colocar tudo em prática, todo aprendizado que a primeira derrota trouxe pra mim. Mantive a calma, a paciência, e consegui conquistar a vitória, e a grande chance de lutar no UFC", finalizou.
Bruno Lopes estreia oficialmente no UFC no próximo dia 11 de janeiro, no UFC Vegas 101, em luta contra o russo Magomed Gadzhiyasulov.
Comments