O campeão dos pesos-pesados do UFC, Jon Jones, esclareceu por que uma luta contra Alex Pereira é mais interessante do que uma disputa de unificação de título contra Tom Aspinall. Embora Aspinall seja detentor do título interino da divisão, Jones (27-1 MMA, 21-1 UFC) não demonstra interesse em enfrentá-lo.
Jones fará sua próxima aparição no octógono em 16 de novembro, quando enfrentará Stipe Miocic no evento principal do UFC 309, realizado no Madison Square Garden, em Nova York. Essa luta pode ser a última de sua carreira, já que o lutador tem cogitado a aposentadoria.
Aos 37 anos, Jon Jones construiu uma carreira digna de posição de maior de todos os tempos no esporte, com um legado sólido como campeão de duas categorias de peso. Assim, se ele derrotar Miocic (20-4), amplamente considerado o maior campeão dos pesos-pesados da história, sua aposentadoria seria compreensível. No entanto, caso continue lutando, a expectativa do público é que ele enfrente o atual campeão interino, Tom Aspinall (15-3). Porém, essa possibilidade não atrai Jones.
“Provavelmente, não”, disse Jones em entrevista a Kevin Iole, ao ser questionado sobre a chance de enfrentar Aspinall após o UFC 309.
“Sinto que Tom Aspinall, não quero dizer que é um ninguém, mas ele ainda não provou nada. Sei que ele conquistou seu cinturão contra Sergei, mas Sergei foi derrotado de forma contundente por outro lutador, então não estou disposto a arriscar minha reputação para que outro faça seu nome às minhas custas.”
Aspinall conquistou o título interino ao vencer Sergei Pavlovich no UFC 295, que originalmente seria o evento de Jones contra Miocic antes de sua lesão no músculo peitoral. A ausência de Jones levou à criação do título interino, que Aspinall conquistou com um nocaute no primeiro round. Aspinall sofreu apenas uma derrota no UFC, devido a uma lesão em sua primeira luta contra Curtis Blaydes, apenas 15 segundos após o início. No entanto, ele se recuperou ao derrotar Blaydes por nocaute técnico no primeiro round em uma revanche no UFC 304, defendendo de forma rara o título interino.
Apesar do histórico impressionante de Aspinall, incluindo finalizar todos os seus adversários e chegar ao segundo round apenas uma vez, Jones não se sente motivado a enfrentá-lo.
“Quero competir contra adversários que, daqui a 10 anos, as pessoas se lembrem e digam: ‘Jon Jones enfrentou esse cara, aquele campeão, esse ícone”
Caso continue sua trajetória após o UFC 309, apenas um lutador atual desperta seu interesse: Alex Pereira.
“Se houver uma luta com um cara que ainda está em nosso elenco e que seja financeiramente viável e marcante para meu legado, seria Alex Pereira”, disse Jones. “Nós dois temos 37 anos. Atualmente, estou pesando cerca de 235 libras. Sou um peso-pesado relativamente leve. Acho que Pereira pesa por volta de 240. Essa luta teria muito mais impacto no meu legado do que enfrentar um jovem que é relevante hoje, mas pode desaparecer amanhã.”
Jones relembrou outros momentos em que lutadores foram considerados promissores, mas não mantiveram a relevância, reforçando sua escolha por lutas que solidifiquem seu status como uma lenda do esporte.
Comments