A lutadora do Bellator, Daiane Silva, está no caminho da recuperação depois de retornar ao Brasil, após um longo período hospitalizada. Ela ficou em coma devido a complicações graves durante um corte de peso em setembro.
Inicialmente escalada para competir no card do Bellator em Londres, Silva sofreu insuficiência renal causada por desidratação severa, o que levou os médicos a induzirem um coma para monitorar sua condição. Após semanas no hospital, Silva saiu do coma e, não apenas recebeu alta, mas também conseguiu voltar ao Brasil.
“O primeiro prognóstico que recebemos foi de que ela poderia precisar de diálise pelo resto da vida e que levaria meses para recobrar a consciência”, disse Alex Davis, empresário de Silva, ao MMA Fighting nesta segunda-feira. “Mas, graças a diversos fatores, como uma amiga muito próxima que foi um anjo e ficou ao lado dela o tempo todo, sua excelente condição física, o apoio do hospital e dos médicos, e o suporte do Bellator, de Mike Kogan e Eduardo Lima, além de Cristiano Marcello, seu treinador, ela conseguiu superar isso. Todos trabalharam muito duro. Eu acordava às 3 da manhã para reuniões sobre ela.
“De um prognóstico muito sombrio, ela agora está andando, está acordada, não precisa mais da máquina de diálise e está falando. Ainda tem um pouco de dificuldade, pois foi uma situação muito grave. Ela está de volta ao Brasil, em um centro de reabilitação, e esperamos que ela se recupere 100%.”
O Yahoo! Sports foi o primeiro a divulgar a atualização sobre a condição de Silva.
Quando Silva foi inicialmente hospitalizada, os responsáveis pelo Bellator não responderam a perguntas sobre sua condição. Posteriormente, Donn Davis, cofundador da PFL, explicou que não era papel da organização divulgar informações médicas privadas enquanto a lutadora ainda lutava pela vida.
“Vou dizer que isso não foi abordado especificamente por privacidade da lutadora”, afirmou Davis ao MMA Fighting em outubro. “Tudo o que foi dito explica completamente a situação. Ela era uma estreante em nossa organização, enfrentou um corte de peso muito difícil, o que resultou em uma emergência médica que foi tratada com seriedade e de forma adequada. Ela ficou hospitalizada por muito tempo, e fizemos tudo o possível para apoiar sua recuperação.
“Dizer qualquer coisa além disso não é nosso papel. Isso é algo pessoal dela, mas tudo o que mencionei é de conhecimento público, e não queremos falar além do que já foi divulgado.”
Felizmente, Silva agora está fora do hospital e se recuperando em casa, no Brasil.
Com um cartel de 3-0 como lutadora profissional, Silva assinou com o Bellator para uma luta de última hora contra Eman Almudhaf no card de Londres em setembro. Apesar de ter competido anteriormente na categoria de 155 libras, ela aceitou a luta no peso-pena (até 146 libras, sem disputa de título), o que exigiu um corte de peso extremamente desgastante.
Embora Silva esteja fisicamente fora de perigo, seu foco agora é na recuperação completa, e ainda não há informações sobre um possível retorno ao MMA.
Comments