top of page
Foto do escritorMau Pivello

Próximas lutas para se fazer: vitoriosos e derrotados!

O UFC 307 chegou ao fim e agora é a hora de pensar nos próximos passos tanto para os lutadores que saíram com a vitória no sábado, em Salt Lake City, quanto os que saíram com a derrota.




Alex Pereira Poatan vs Magomed Ankalaev/Aleksandar Rakić

Com a vitória do brasileiro Alex Poatan (12-2 MMA, 9-1 UFC) sobre o americano Khalil Rountree (13-6, 1NC MMA; 9-6, 1NC UFC) no UFC 307 deste sábado, em Salt Lake City, que manteve o campeão na sua terceira defesa pelo cinturão, estreitou-se ainda mais a ideia do próximo desafiante ao título dos pesos meio pesados.


Magomed Ankalaev (18-1-1, 1NC MMA; 10-1-1, 1NC UFC) e Aleksandar Rakić (14-4 MMA, 6-3 UFC) medem forças no próximo evento numerado, o UFC 308, dia 26 de outubro, em Abu Dhabi. O vencedor claramente deve receber uma chance pelo cinturão já que o daguestânes Ankalaev, maior favorito da categoria a receber essa chance, vem de uma sequência de 10 vitórias nas últimas 12 lutas (um empate e uma luta sem resultado) e tem um estilo de jogo tido pela maioria como o antídoto para parar o campeão.


Khalil Rountree vs Jamahal Hill

A derrota para o campeão não conseguiu descredibilizar o americano que entregou uma luta duríssima e na opinião dos 3 jurados vinha vencendo a luta por 29-28 até sofrer o nocaute técnico no penúltimo round. Tendo entregado a luta mais difícil da categoria até então para o campeão, Rountree deve ter pela frente um ex-campeão conhecido dos meio pesados, o também americano Jamahall Hill (12-2, 1 NC MMA; 6-2, 1 NC UFC). essa luta inclusive já teve casamento marcado há pouco tempo atrás, para o UFC 303, mas foi cancelada pois Rountree acabou por cair no exame de doping da organização e tomou a suspensão mínima de 6 meses para competição.




Julianna Peña vs Kayla Harrison

A nova campeã da categoria peso galo feminino do UFC Julianna Peña (12-5 MMA, 8-3 UFC) provavelmente terá pela frente a norte americana bicampeã olímpica Kayla Harrison (18-1 MMA, 2-0 UFC), que venceu ontem no mesmo card a brasileira Ketlen Vieira (14-4 MMA, 8-4 UFC) e se credenciou como desafiante número um ao cinturão.


Raquel Pennington vs Norma Dumont

Agora sem o cinturão da categoria, a ex-campeã Raquel Pennington (16-9 MMA, 13-6 UFC) tem interrompida uma sequência de seis vitórias consecutivas, que durava desde 2020 e deve aceitar alguma lutadora do TOP 5 dos galos se quiser uma nova chance ao cinturão. Quem deve receber essa chance de lutar com a ex-campeã e se credenciar para uma disputa de título é a brasileira Norma Dumont (12-2 MMA, 8-2 UFC), que vem de uma sequência de cinco vitórias consecutivas, ocupa a 5ª posição no ranking da categoria e deve fazer ainda mais uma rodada já que, ao que tudo indica, Kayla Harrison será a nova desafiante.




Mario Bautista vs Song Yadong

O americano, 11° no peso galo, Mario Bautista (15-2 MMA, 9-2 UFC) pouco deve andar na nova atualização do ranking oficial da organização, porém alcança a maior vitória de sua carreira e deve estrear o TOP 10 na próxima semana. Pensando em galgar uma melhor colocação e avançar mais casas nessa difícil categoria, o vencedor deve focar em lutadores vindos de derrota e à frente dele, como é o caso do chinês Song Yadong (21-8-1, 1NC MMA; 10-3-1 UFC) que ocupa a 8ª posição e vem de derrota para o ex-campeão da categoria Petr Yan por decisão em luta disputada no UFC 299, em março deste ano.


José Aldo vs Dominick Cruz/Henry Cejudo

Infelizmente o sonho de uma nova corrida pelo título para o brasileiro José Aldo (32-9 MMA, 14-8 UFC) chegou ao fim. O Plano de enfrentar o ex-campeão Sean O'Malley (18-2, 1NC MMA; 10-2, 1NC UFC) após vitória neste sábado também foi frustrado e sobra agora ao "Rei do Rio" terminar seu contrato com grandes lutas e alguns nomes relevantes devem surgir nas próximas semanas. Os casos dos ex-campeões Dominick Cruz (24-4 MMA, 7-3 UFC) e Henry Cejudo (16-4 MMA, 10-4 UFC) são ótimos exemplos do que o brasileiro deve perseguir na carreira se, por assim, resolver. Cruz ocupa a 14ª posição da categoria e vem de um tempo de inatividade após a derrota em agosto de 2022 para Marlon Vera, mas é um grande nome na história da organização e seria uma bela luta para uma "possível" aposentadoria de ambos. O mesmo vale para Cejudo, 6° no ranking e vindo de duas derrotas consecutivas, para Aljamain Sterling e para o atual campeão Merab Dvalishvili. O americano campeão olímpico também seria um nome gigante para José Aldo adicionar ao cartel, até mesmo em caso de despedida.




Joaquin Buckley vs Kamaru Usman

Talvez muitos discordem, mas essa é a luta a se fazer agora para ambos. Após a vitória da vitalidade e juventude, o americano Joaquin Buckley (20-6 MMA, 10-4 UFC) chega a sua quinta vitória consecutiva na organização e deve ocupar a 9ª posição na próxima atualização do ranking oficial da categoria. O vencedor inclusive já deixou clara sua intenção e desafiou o ex-campeão Kamaru Usman (20-4 MMA, 15-3 UFC) na conferência pós luta na noite de ontem. Kamaru Usman, que ocupa a 2ª posição do ranking oficial dos pesos meio-médios vem de três derrotas consecutivas e está perto de completar 38 anos.


Stephen Thompson vs Michael Page

À primeira vista, pode parecer má ideia mas é válido lembrar que o americano perto de completar seus 42 anos alcançou a marca de 4 derrotas nas últimas 5 lutas e não vence desde dezembro de 2022. Stephen Thompson (17-8-1 MMA, 12-8-1 UFC) deixou evidente que não possui mais ritmo para competir no mais alto nível do TOP 10 dos pesos meio-médios do UFC. O que seria melhor então do que uma luta de despedida na medida para o veterano contra um grande adversário, de estilo parecido e com idade semelhante como Michael "Venom" Page (22-3 MMA, 1-1 UFC)? O inglês de 37 anos ocupa a 13ª posição e, apesar de equilibrada luta, vem de derrota e não deve perseguir nada além de "lutas casadas" na medida para que encerre a carreira da melhor forma. O confronto deve ser visto com bons olhos por ser um embate entre talvez os dois melhores trocadores clássicos do plantel da organização.











留言


bottom of page