top of page
Foto do escritorMau Pivello

Quem é Ilia Topuria? Conheça a história do Campeão do UFC

Atualizado: 28 de out.

Ilia "El Matador" Topuria, campeão e nova estrela do UFC

Detalhes do Lutador

  • Nome Completo: Ilia Topuria

  • Apelido: El Matador

  • Idade: 27 anos (27 de janeiro de 1997)

  • Nascido em: Halle Westfalen, Alemanha

  • Mora em: Alicante, Espanha

  • Altura: 172 cm

  • Envergadura: 175 cm

  • Categoria de Peso: Pena (66kg)

  • Cartel Profissional de MMA: 15 vitórias, 0 derrotas, 0 empates (15-0)

  • Cartel no UFC: 7 vitórias, 0 derrotas, 0 empates (7-0)

  • Estilo de Base: Brazilian Jiu-Jitsu

  • Academia Filiada: Climent Club / MMA Masters

  • Principal Treinador: Javier Clement


Origem e Vida Pessoal


Topuria nasceu em Halle Westfalen, Alemanha. Seus pais, originários da Geórgia, eram refugiados da Abkhazia, região conhecida pelo genocídio, massacres e a expulsão forçada em massa de milhares de georgianos étnicos que viviam lá durante o conflito georgiano-abkhaz de 1992 à1993 e 1998.


Aos sete anos, Topuria se mudou para a Geórgia com sua família e começou a praticar luta greco-romana em uma escola local. Aos 15 anos, ele se mudou novamente, desta vez para Alicante, na Espanha, onde começou a treinar artes marciais no Climent Club.


Em 5 de março de 2024, Topuria obteve a cidadania espanhola, conforme anunciado em uma coletiva de imprensa no Conselho de Ministros. Em 21 de março, ele foi agraciado com a Ordem de Honra pelo Presidente da Geórgia no Palácio Orbeliani, em Tbilisi. Além disso, o governo anunciou que garantirá que Ilia mantenha também sua cidadania georgiana, tornando-o cidadão duplo da Geórgia e da Espanha.




Carreira no MMA


Topuria começou sua carreira profissional em 2015, e após emendar quatro vitórias seguidas por finalização na cena regional, conquistou o cinturão do peso pena da Mix Fight Events. Em 2018, tornou-se o primeiro georgiano faixa preta de Brazilian Jiu-Jitsu e meses depois, teve a oportunidade de lutar pelo cinturão do peso galo do Cage Warriors. Embora tenha vencido a luta rapidamente, Ilia não conseguiu conquistar o cinturão por não bater o peso combinado.


Em 2019, Topuria assinou com o Brave FC. Na sua estreia derrotou o colombiano Luis Gomez, chegando a sete vitórias consecutivas por finalização, o que lhe rendeu o prêmio de melhor performance da noite. Em novembro do mesmo ano, mostrou o peso das mãos, uma melhora significativa em pé e venceu sua primeira luta por nocaute, que veio a se tornar sua principal arma na carreira.


Histórico no UFC


Na maior organização do mundo, Topuria fez sua estreia em 2020. Substituindo o sul-coreano Seung Woo Choi, aceitou a luta em cima da hora e venceu Youssef Zalal por decisão unânime. Esse seria o início de uma sequência de cinco vitórias consecutivas pelo UFC, enfileirando Damon Jackson, Ryan Hall e Jai Herbert por nocaute e finalizando o americano Bryce Mitchell no UFC 282, em dezembro de 2022.


Em junho de 2023, Topuria recebeu sua primeira luta em evento principal ao dividir o octógono com o americano e 5º da categoria Josh Emmett no UFC on ABC 5, em Jacksonville, no estado da Flórida, Estados Unidos. Em performance simplesmente dominante, com direito a um raro 10-7 no penúltimo round, o georgiano-espanhol venceu a luta por Decisão Unânime dos jurados (50-44, 50-42, 49-45).



Ilia Topuria x Volkanovski - Topuria se torna campeão peso-pena do UFC


Foi em fevereiro de 2024, na quente cidade de Anahein, Califórnia que o UFC 298 aconteceu! Tendo Robert Whittaker vs Paulo Borrachina como co-luta principal e sendo encabeçada por Alexander Volkanovski e Ilia Topuria, o evento trouxe um grande nocaute do desafiante e a troca de detentor do cinturão da categoria do peso pena, fato que não ocorria desde o UFC 245, em 2019.


Uma coletiva de imprensa bem polêmica e repercutida mundialmente foi liderada pelos lutadores principais. O atual campeão na época, Aleksander Volkanovski (26-4 MMA, 13-3 UFC), incomodado com os eventuais questionamentos sobre sua idade e recente derrota por nocaute brutal para o campeão dos leves Islam Makhachev, se apresentou vestido com trajes que o faziam parecer um senhor de idade, tentando rebater a dúvida que pairava à mente da mídia e dos fãs. A noite ainda contou com o desafiante tomando de surpresa o cinturão do campeão e um clima bastante acalorado entre ambos.


Confira a luta completa entre Ilia Topuria vs Alexander Volkanovski


Por fim, as dúvidas foram respondidas e, após um primeiro round estudado e forte do desafiante, o campeão caiu com um forte cruzado de esquerda aos 3:32 min do segundo round, sagrando Ilia Topuria como novo detentor do cinturão dos 66kg da organização.



Ilia Topuria x Max Holloway - a primeira defesa do campeão


Topuria recebeu a chance de defender o seu cinturão pela primeira vez. No UFC 308, que ocorreu dia 26 de outubro, o espanhol se apresentou na calorosa Etihad Arena, Abu Dhabi. O desafiante? Ninguém mais que o ex-campeão da categoria Max Holloway (26-7 MMA, 22-7 UFC), que vem de vitória fulminante e um nocaute brutal na categoria de cima sobre o também ex-campeão Justin Gaethje (25-5 MMA, 8-5 UFC) no histórico UFC 300, onde conquistou o cinturão comemorativo BMF.


A luta ocorreu como previsto pela grande maioria, com o campeão caçando o desafiante, em um início mais devagar, estudado e recebendo alguns golpes ao tentar encurtar a distância. Holloway por sua vez, conhecido pelo alto volume de jogo, se aproveitando bastante dessa característica para tocar o campeão, tendo em vista que apesar da diferença de quase 10 cm de altura, ambos possuem a mesma envergadura. Ao fim dos cinco minutos iniciais, 10-9 para o desafiante havaiano. Já no começo do 2º round o campeão passou a achar a distância, trabalhando melhor suas combinações de três golpes em linha de cintura e cabeça, vindo a desenhar o desfecho final da luta, que ocorreu no round seguinte. Logo após o primeiro minuto do 3º round, Topuria acertou um direto de direita por cima da guarda que balançou o desafiante, o encurralou na guarda e desferiu potentes combinações. Dessa primeira blitz o havaiano até foi capaz de sobreviver, mas aos 1:34 min, em um cruzado fortíssimo de esquerda, Topuria levou Holloway ao chão e terminou por nocautear um adversário que, até então, jamais havia sido nocauteado em 34 lutas profissionais.





O futuro se desenha nos próximos passos para o campeão


Essa é mais uma etapa para o georgiano-espanhol, que se tornou uma forte estrela no UFC, após rápida ascensão e tem sido uma forte aposta da organização no ponto de vista comercial. Atualmente, Topuria conta com mais de 5,3 milhões de seguidores no Instagram e teve uma homenagem feita pelo Clube Real Madrid nas redes sociais. Especulações de que o UFC faça um evento inédito no Estádio Santiago Bernabéu para acomodar uma luta do campeão tomam cada dia mais força e inclusive já foram ventiladas pelo próprio Presidente da organização, Dana White.


Comments


bottom of page